7 passos para uma vida mais equilibrada


A pergunta que não quer calar é: quem é você? Você é seu corpo, sua mente ? Ou algo além disso?

Não estou interessada em saber sobre o seu currículo ou sobre o que você fez no verão passado. O que importa aqui é descobrir quem é você neste momento. Apenas saiba que você não é algo estático, que pode ser definido em poucas ou muitas palavras. Há algo muito além disso: você é vida, algo dinâmico e não um amontoado de coisas que você vem acumulando.

A nossa meta aqui é compreender que cada minuto da sua vida pode sim, ser vivido de uma nova maneira. E, de certa forma, é um alívio saber que estarmos conscientes disso pode nos ajudar a romper certos padrões de comportamento que nos prejudicam. E pensamento se materializa em ações, certo?

Para que haja esse tipo de transformação é preciso ter uma visão holística, ou seja,  a de que você é um conjunto, uma síntese de vários componentes chamados mente, corpo e espírito. Eles são partes de um todo que representa você.

Partindo dessa ideia, aí vão dicas de alguns passos que podem te ajudar a alcançar uma vida mais equilibrada e, consequentemente, mais feliz:

#1. Exercite-se

A prática regular de exercícios físicos tem ligação direta com o bem-estar e traz inúmeros benefícios para o nosso organismo, pois aumenta os níveis de produção de substâncias químicas no cérebro como a serotonina e a dopamina. Veja qual atividade física desperta mais seus interesse e vá em frente!

#2. Alimente-se bem

A alimentação equilibrada, contendo todos os nutrientes, é fundamental para manter o corpo saudável. Os alimentos se relacionam diretamente com a qualidade de vida, melhorando o estresse, humor e a disposição física. Dica: Opte pelos alimentos mais leves como carnes magras, verduras, legumes e frutas que facilitam a digestão e você não ficará com aquela sensação de estar “estufada”.  Outra dica são os “grãos do momento”, como a linhaça, o amaranto e chia, que dentre suas propriedades possuem proteína que turbina a formação de massa muscular e gorduras boas que previnem doenças cardiovasculares. Tente aderí-los ao seu cardápio diário.

#3. Esteja presente

“Estar presente” significa estar por inteiro naquilo que você estiver fazendo. Já notou que quando estamos realizando alguma atividade frequentemente nos pegamos pensando em outra coisa ou simplesmente não estamos ali? Essa sensação de divisão gera uma espécie de conflito interno que muitas vezes te traz ansiedade e angústia. Entregue-se ao momento presente. Sugiro aqui um livro que, sem dúvida nenhuma, pode te ajudar a entender um pouco mais sobre esse conceito: Poder do Agora ( Eckhart Tolle – Editora Sextante).

#4. Medite

A meditação talvez seja a mais poderosa ferramenta nessa sua busca por uma vida mais equilibrada. O passo #3  também se aplica aqui, pois ao meditar, você, necessariamente, deve estar presente.  Há mais de 30 anos a Medicina estuda os benefícios dessa prática milenar, seja para prevenir doenças, seja para tratá-las ou mesmo servir de atalho para a cura. Além de ensinar nosso organismo a gastar menos energia e dar um breque no efeito dominó do estresse, a meditação nos ajuda a raciocinar melhor. Segundo pesquisadores, a prática também aumenta a atividade na região frontal do cérebro, responsável pela concentração, abstração e atenção.

 

 

#5. Não julgue 

Julgar é estar constantemente avaliando as situações como certas ou erradas, boas ou más. Se você está a todo momento avaliando, analisando, rotulando isso cria muita turbulência no seu interior e não há espaço para paz e sossego. Tente comprometer-se no dia de hoje em dar a si próprio e aos outros a liberdade de ser o que é.

#6. Doe-se

É simples: se você quer alegria, dê alegria aos outros. Se deseja amor, aprenda a dar amor. Se procura atenção, aprenda a ofertá-la. Afinal, dar e receber são faces da mesma moeda e a vida é um fluxo constante de energia na qual o que você dá, mais cedo ou mais tarde retorna a você. Não espere receber carinho e atenção se você não é capaz de compartilhar isso com alguém.

#7. Pratique a aceitação

Sim, passamos por momentos difíceis em nossas vidas. É que temos a errônea pretensão de querer controlar tudo e sabemos que o Universo tem seu propósito. Portanto, tenha em mente que aceitar uma situação que nos deixa tristes faz parte do processo de estar vivo e ela também não durará para sempre. Há momentos que nos trazem um certo aprendizado, mas, muitas vezes, só compreendemos isso depois que a tempestade se foi. Seja grato por estar aqui e ter a chance de tornar sua vida algo mais prazeroso!


 

Alguns sites:

– Vídeo que ensina uma técnica simples de meditação: https://www.youtube.com/watch?v=YpbFOhDsUSw.

– Osho ( mestre espiritual) , possui mais de 100 técnicas de meditação. Veja qual você se adapta melhor: visite o site http://www.osho.com/pt/meditate.

 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

4 comentários sobre “7 passos para uma vida mais equilibrada

  1. Vim conhecer seu “cantinho” e, comecei por aqui porque foi essa a indicação do wordpress… Eu não acredito muito nesses passos ou em qualquer outro, mas é que eu sempre acho que receita, porque adoro cozinhar, é apenas para nos orientar enquanto ingredientes. rs
    Ou seja, pego ovos e faço uma omelete.
    No meu caso, equilibrio significa dormir menos e ler mais, imagino que todos nós temos receitas pra isso, mas quem as segue? Geralmente nos atropelamos, não é mesmo?
    Gostei daqui, o pensar me instigou.
    bacio

    Curtido por 1 pessoa

    • Olá, Lunna!
      Pois é, apesar da receita, eventualmente, não sair como imaginamos na prática os ingredientes são sempre importantes para que da próxima vez logremos êxito com ela… que o bolo cresça, efetivamente!(rs). A ideia, aqui, é você pensar que são apenas algumas diretrizes, mesmo, pois no fim das contas, mente, corpo e espírito fazem parte de um todo, que somos nós e, cuidar de apenas algum deles e esquecer dos demais acaba ocasionando, muitas vezes, um desequilíbrio. E sentimos isso, muitas vezes, na forma de doenças físicas ou de alguns transtornos emocionais, tais como ansiedade e depressão que podem nos roubar o prazer de viver. Faça o que você tiver que fazer para encontrar esse equilíbrio, que a meu ver, é o único capaz de nos trazer paz interior, minha cara. E considero esses e alguns outros passos muitos importantes para que sejamos capazes de conseguir isso…
      Obrigado pela visita ao Cantinho e volte sempre que quiser se renovar! Será sempre bem-vinda!
      ps: adoro omeletes!rs.
      ps2: leia bastante, mas não se esqueça de dar um tempinho pra sua cabeça em algum momento do dia…ela também precisa de descanso…rs.
      besos

      Curtir

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s